Ano: 6º ano
I – OBJETIVOS: Simular o movimento das placas tectônicas.
Entender o funcionamento dos vulcões.
II –
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Água
- Bicarbonato de sódio
- Corante
- Detergente
- Ácido acético (vinagre)
- Erlenmeyer
- Modelos de placas tectônicas
- Papelão ou papel cartão
- Vasilha
- Proveta
III – METODOLOGIA:
A) – Simulação
dos movimentos das placas tectônicas
1. Recorte e cole os modelos das placas
tectônicas em papel cartão ou papelão. Remonte os mapas das placas tectônicas
dentro da vasilha e acrescente água para representar o manto terrestre com as
placas se movimentando.
2. Realize movimentos
nas placas que se assemelham aos
de colisão, afastamento e deslizamento lateral.
B) – Vulcões
1. Colocar em um frasco de erlenmeyer 5
colheres pequenas de bicabornato de sódio, adicione algumas gotas de corante.
2. Adicione 10 ml de detergente, 25 mL
de água e 25 mL de acido acético.
3. Observe a erupção do vulcão.
IV –
DISCUSSÃO:
01 - Faça a relação
correta abaixo, identificando camadas e características:
( A ) Crosta ( ) É a parte do
planeta em que pisamos
( B )
Manto ( ) É formada por rochas sólidas misturadas a
rochas derretidas. Faz parte da
litosfera.
( C ) Núcleo interno ( ) Contém principalmente níquel
e ferro derretidos
( D ) Núcleo externo ( ) Contém principalmente níquel e
ferro sólidos
02 - O que são placas
tectônicas?
______________________________________
03 - Atualmente são consideradas 12 principais placas tectônicas, quais são
elas? ____________________________________________________________
04 – Durante a aula prática qual movimento produzido pelas placas reflete:
a) Formação das Montanhas:_________________________________________
b) Formação de fendas na crosta terrestre:_______________________________
05 –
O que é a lava expelida pelos vulcões?
____________________________________________________________
06 – Porque
não existem vulcões no Brasil? ____________________________________________________________
ANEXO
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