Pesquisar este blog

Translate

sábado, 14 de novembro de 2015

PRÁTICA MODELO DIDÁTICO DE DNA: DNA COMESTÍVEL

      Ano/Nível: 9º ano, fundamental II
      
1.  OBJETIVOS:
Exemplificar com um modelo didático a forma da fita de DNA e seus nucleotídeos.
2. MATERIAIS NECESSÁRIOS:
·           2 pedaços de arame fino flexível com aproximadamente 40 cm cada;
·           Balas de Goma (jujubas) em 4 cores diferentes;
·           24 palitos de dentes.
·           Álcool;
·           Papel toalha.


 3. METODOLOGIA:
1.      Limpe bem o arame com o auxílio do papel toalha umedecido com álcool.
2.      Escolha quatro cores de balas de goma. Separe as cores que farão pares entre as fitas de DNA. Não esqueça de anotar qual cor representará qual base nitrogenada.
3.      Espete as balas nos arames, respeitando os pares escolhidos.
4.      Coloque os palitos entre as balas para fazer a ligação entre os dois arames. Coloque 3 palitos em um par de cores e dois palitos em outro par de cores, sempre respeitando os pares.
5.      Torça lentamente cada parte do arame. Pronto, você tem em mãos uma simulação da molécula de DNA!

4. DISCUSSÃO:
1.    O que cada material utilizado nesse modelo didático de DNA representa na realidade:
Jujubas: ______________________________________________________________
Palitos: _______________________________________________________________
Arame flexível: _________________________________________________________
2.    Cite três diferenças entre o DNA e RNA.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.    Qual o açúcar encontrado no DNA? Quais os quatro tipos de bases?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.    Por que a sequência de bases de uma fita determina, obrigatoriamente, a sequência da outra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 



Modelo feito pelos meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário