COLUNA DE DENSIDADE
Turmas: 9º ano - Fundamental II/ 1º ano - Ensino médio
I - OBJETIVOS: Relacionar os
efeitos causados pela mistura de líquidos com suas respectivas diferenças de
densidades.
II – MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Mel
- Álcool
- Água
- Óleo de
soja
- Querosene
- 2 tipos
de corantes
- Proveta ou tubo de
ensaio
III– PROCEDIMENTOS:
Escolher para cada corante uma das
substâncias: álcool e água. Após colorir as substâncias, colocar
cada uma na proveta, com cuidado, seguindo a ordem:
1. Mel
2. água
3. óleo
4. álcool
IV – DISCUSSÃO:
1. Qual
é a ordem crescente de densidade dos cinco líquidos? Qual é mais denso do
que a água?
2.
Se repetirmos os mesmos procedimentos utilizando volumes diferentes dos mesmos
líquidos, na mesma temperatura, as densidades também serão diferentes? Por quê?
3.
Um garimpeiro encontrou uma pepita de formato irregular de uma material que
parecia ouro. Para verificar se era ouro mesmo, executou os seguintes
procedimentos:
I.determinou a massa da pepita, que era de 28,5
gramas;
II.coloco-a em um cilindro graduado contendo
inicialmente 100 mL de (Vi) água e verificou que o volume final (Vf)
era de 103 mL;
III.consultou uma tabela e verificou que a densidade do
ouro é 19 g/cm³.
Qual foi a conclusão do garimpeiro?
Justifique.
ótimas dicas, vou aplicar nos meus estudos no colegio zona norte SP, me ajudou bastante
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado. Acompanhe nas redes sociais.
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